• Início
  • Quem Somos
  • Eventos e Entrevistas
  • Treinamentos
  • Clientes
  • Contato
Na ponta da Língua

1 - “Ao encontro de “ / “De encontro a”

Se você pensar de forma semelhante a outra pessoa, diga a ela: “Suas ideias vêm ao encontro das minhas.” Se você disser: “Suas ideias vêm de encontro às minhas.”, você estará dizendo que vocês têm opiniões diferentes sobre determinado assunto.


2 - “Menos” ou “Menas”?

“Menas” não existe. Mesmo referindo-se a palavras femininas, use sempre menos. Havia menos pessoas hoje do que ontem.


3 - “Media” ou “Medeia”?

Há quatro verbos irregulares com final –iar: mediar, ansiar, incendiar e odiar, todos se conjugam como “odiar”: medeio, anseio, incendeio e odeio. Portanto, o correto é dizer: “Ele sempre medeia os debates daquela emissora.”


4 - “Chego” ou “Chegado”?

Embora alguns verbos tenham dupla forma de particípio (Exs: imprimido/impresso, frito/fritado, acendido/aceso), o único particípio do verbo chegar é chegado. Chego é 1ª pessoa do Presente do Indicativo. Exs: Eu sempre chego cedo. / Ele havia chegado atrasado na semana passada.


5 - “Faz” ou “Fazem”?

No sentido de tempo decorrido, o verbo “fazer” é impessoal, ou seja, só é usado no singular. Ex: Faz cinco anos que trabalho nesta empresa. Em outros sentidos, concorda com o sujeito. Ex: Eles fizeram um bom trabalho.


6 - “Bateu” ou “Bateram” dez horas?

Os verbos dar, bater e soar concordam com as horas. Portanto: “Bateram dez horas.” Porém, se houver sujeito: “O sino bateu dez horas.”


7 - “Obrigado” / “Obrigada”

Homens devem dizer obrigado. Mulheres dizem obrigada. Ex.: “Obrigada. – disse ela.” / “Muito obrigadas! – disseram as garotas ao professor.”


8 - “Quite” / “quites”

Deve concordar com o substantivo a que se refere. “Estou quite com a Receita Federal.” “Eles deixaram as promissórias quites.”


9 - “Mal” / “Mau”

Mal opõe-se a bem. Mau opõe-se a bom. Assim: mal-humorado, mal-intencionado, mal-estar, maus-tratos, mau-caráter. Ex.: O goleiro estava mal posicionado. O chefe está sempre de mau humor.


10 - “Entre eu e você” ou “Entre mim e você?”

O correto é: “Não há nada entre mim e você, só amizade.” Eu é pronome pessoal do caso reto e só pode ser usado na função de sujeito. Nesse caso, é necessário um verbo no infinitivo, como no caso: “Não há nada entre eu pagar e você usufruir também.”


11 - A par / ao par

Use “ao par” somente para equivalência cambial. Ex.: “Há muito tempo, o dólar e o real estiveram quase ao par.” No sentido de estar ciente, o correto é “a par”. Ex.: “Ele já está a par do ocorrido.”


12 - “Há dois anos” ou “Há dois anos atrás”?

É redundante dizer “Há dois anos atrás”. Há duas formas corretas: “Há dois anos...” ou “Dois anos atrás...”


13 - “Aceita-se” ou “Aceitam-se” encomendas?

O correto é “Aceitam-se encomendas.”, “Vendem-se carros.”, “Alugam-se casas.” A presença da partícula apassivadora “se” exige que o verbo transitivo direto concorde com o sujeito.


14 - “Supérfulo” ou “supérfluo”?

O correto é supérfluo. Embora tenhamos muitas vezes ouvido outra pronúncia, “supérfulo” não existe. Supérfluo significa demais, inútil, desnecessário. Ex.: Seus lamentos foram supérfluos.


15 - “A pouco” / “há pouco”

Nesse caso, “a” e “há” são expressões de tempo. Há indica tempo decorrido, passado. “A” é usado para indicar tempo futuro. Ex.: Ele partiu há pouco. O gerente chegará daqui a pouco.


16 - “Acerca de” / “a cerca de”

Acerca de significa “a respeito de”. A cerca de indica aproximação. Ex.: Estavam discutindo acerca de política. Eu trabalho a cerca de 5 km daqui.


17 - “Estada” / “estadia”

O termo estadia é usado para veículos em geral. A palavra estada é usada para pessoas. Embora haja muita confusão sobre isso, observe os exemplos: Minha estada em Paris foi incrível! Esse estacionamento cobra caro a estadia de vans.


18 - “Perca” / “perda”

Perca é verbo e perda é substantivo. Ex.: Não perca as esperanças! Essa perda foi irreparável.


19 - “Em vez de” / “ao invés de”

Em vez de é usado como substituição. Ao invés de é usado como oposição. Ex.: Em vez de fazermos uma caminhada, resolvemos nadar. Subimos, ao invés de descer.


20 - “Tilintar” / “tiritar”

Tilintar significa soar e tiritar é tremer de frio ou de medo. Ex.: O bebê tiritava de frio. A campainha tilintou durante o jantar.

RC7 © 2016
Todos os direitos são reservados.
atendimento@rc7consultoria.com.br